Turno Inverso

Coordenação Pedagógica: Aline Scapini

aline@colegioconcordia.com.br

Além do ensino regular obrigatório, o Turno Inverso é uma oportunidade diferenciada de acompanhamento em todas as áreas de desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social da criança, pois é um segmento que tem como objetivo principal proporcionar momentos de experiências onde os alunos possam intensificar habilidades e competências essenciais para o seu desenvolvimento global. 

Sendo assim, com o propósito de promover momentos para estimular as competências necessárias para o projeto de vida, o Turno Inverso dispõe de uma proposta multidisciplinar denominado Motiva-Ação, na qual fazem parte as seguintes oficinas: Orientação de Tarefas Escolares, Hábito de Estudos, Cultura Maker, Sustentabilidade, Iniciação Científica, Corpo e Movimento, Artes Visuais e Cênicas, Educação Digital e Escrita Criativa. Todas as oficinas são proporcionadas por meio de projetos interdisciplinares que são desenvolvidos com base nas 10 competências básicas da BNCC, nas necessidades, interesses e protagonismo dos educandos.

Motiva-Ação é um programa do Colégio Concórdia que proporciona aos educandos uma aprendizagem interativa e lúdica que irá enriquecer o ensino básico. A proposta é voltada para os alunos que estão matriculados na Educação Infantil até o 7º ano do Ensino Fundamental II.

Objetivos específicos

  • Proporcionar espaço para acompanhamento pedagógico na realização de atividades
    escolares;
  • Promover orientação adequada quanto a hábitos de estudos e atitudes saudáveis de vida;
  • Oportunizar a convivência com diversas idades, aprendendo a compartilhar, auxiliar e respeitar as diferenças;
  • Propiciar a integração, a socialização e o gosto pela prática artística, esportiva e cultural;
  • Promover o desenvolvimento de habilidades físicas, emocionais, comportamentais e sociais;
  • Oportunizar momentos onde o aluno possa: sentir; pensar; inventar e inovar;
  • Propiciar momentos de cooperação entre os alunos;
  • Promover espaços de escuta ativa, prazer, interação e comunicação;
  • Promover atividades lúdicas e recreativas que visem a consolidação do processo educativo;
  • Conhecer, respeitar e cumprir regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro ao lidar com conflitos;
  • Agir com progressiva autonomia em relação ao próprio corpo e ao espaço que ocupa, apresentando independência e iniciativa;
  • Respeitar e expressar sentimentos e emoções, atuando com progressiva autonomia emocional;
  • Apresentar autonomia nas práticas de higiene, alimentação, vestir-se e no cuidado com seu bem-estar, valorizando o próprio corpo;
  • Expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação, por diferentes meios.