Turno Inverso
Coordenação Pedagógica: Aline Scapini
aline@colegioconcordia.com.br
Além do ensino regular obrigatório, o Turno Inverso é uma oportunidade diferenciada de acompanhamento em todas as áreas de desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social da criança, pois é um segmento que tem como objetivo principal proporcionar momentos de experiências onde os alunos possam intensificar habilidades e competências essenciais para o seu desenvolvimento global.
Sendo assim, com o propósito de promover momentos para estimular as competências necessárias para o projeto de vida, o Turno Inverso dispõe de uma proposta multidisciplinar denominado Motiva-Ação, na qual fazem parte as seguintes oficinas: Orientação de Tarefas Escolares, Hábito de Estudos, Cultura Maker, Sustentabilidade, Iniciação Científica, Corpo e Movimento, Artes Visuais e Cênicas, Educação Digital e Escrita Criativa. Todas as oficinas são proporcionadas por meio de projetos interdisciplinares que são desenvolvidos com base nas 10 competências básicas da BNCC, nas necessidades, interesses e protagonismo dos educandos.
Motiva-Ação é um programa do Colégio Concórdia que proporciona aos educandos uma aprendizagem interativa e lúdica que irá enriquecer o ensino básico. A proposta é voltada para os alunos que estão matriculados na Educação Infantil até o 7º ano do Ensino Fundamental II.
Objetivos específicos
- Proporcionar espaço para acompanhamento pedagógico na realização de atividades
escolares; - Promover orientação adequada quanto a hábitos de estudos e atitudes saudáveis de vida;
- Oportunizar a convivência com diversas idades, aprendendo a compartilhar, auxiliar e respeitar as diferenças;
- Propiciar a integração, a socialização e o gosto pela prática artística, esportiva e cultural;
- Promover o desenvolvimento de habilidades físicas, emocionais, comportamentais e sociais;
- Oportunizar momentos onde o aluno possa: sentir; pensar; inventar e inovar;
- Propiciar momentos de cooperação entre os alunos;
- Promover espaços de escuta ativa, prazer, interação e comunicação;
- Promover atividades lúdicas e recreativas que visem a consolidação do processo educativo;
- Conhecer, respeitar e cumprir regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro ao lidar com conflitos;
- Agir com progressiva autonomia em relação ao próprio corpo e ao espaço que ocupa, apresentando independência e iniciativa;
- Respeitar e expressar sentimentos e emoções, atuando com progressiva autonomia emocional;
- Apresentar autonomia nas práticas de higiene, alimentação, vestir-se e no cuidado com seu bem-estar, valorizando o próprio corpo;
- Expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação, por diferentes meios.