Conheça a nossa

Proposta Pedagógica

O papel do Colégio Concórdia hoje é o de criar contextos de aprendizagem onde os conteúdos abordados nas diferentes séries e disciplinas sirvam para divulgar os conhecimentos mais relevantes acumulados historicamente pela humanidade, como marco para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao pleno desenvolvimento do educando. Nosso fazer pedagógico preocupa-se fundamentalmente com a formação integral do aluno, considerando seus aspectos espirituais, biológicos, afetivos, sociais e intelectuais.

A fim de que se compreenda a realidade, faz-se necessário uma educação que caminhe em direção à construção da consciência crítica, da formação de indivíduos que saibam pensar e posicionar-se diante dos fatos e da realidade, utilizando-se com propriedade da argumentação e do questionamento com responsabilidade, respeito, conhecimento e consistência. Saber pensar significa utilizar, a partir de múltiplas ciências, o raciocínio, a compreensão ampla da realidade, o poder de indução e dedução, o manejo de causa e efeito, o uso da lógica e do pensamento abstrato, a capacidade de enfrentar situações novas. Esta leitura crítica de mundo dá ao indivíduo a possibilidade de tomar ciência das necessidades emergentes e intervir de forma consciente na busca de uma sociedade mais justa e humana que possibilite o pleno desenvolvimento do ser.

Nossa prática pedagógica está comprometida com os quatro pilares da educação, definidos pela Comissão Internacional de Educação para o século XXI e apoiados pela UNESCO. São eles: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

A organização de nosso currículo acompanha todas as diretrizes definidas nas Bases Nacionais Curriculares Comuns que interligam as redes educacionais de todos os Municípios e Estados da União.