Matrículas 2024

6º ao 9º ano

Coordenação Pedagógica: Anderson Finger

anderson@colegioconcordia.com.br

O Ensino Fundamental II desenvolvido no Colégio Concórdia contempla a Base Nacional Curricular Comum e tem como objetivo uma proposta para uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social e ético, bem como as habilidades e competências de cada aluno. Busca-se uma formação integral completa, preparando os estudantes para solucionar problemas de forma colaborativa, cooperativa e inclusiva.

Objetivos

É objetivo desse segmento a construção de valores e atitudes que possam orientar e intermediar o contato do estudante com o objeto de conhecimento, capacitando-o, do ponto de vista acadêmico, a enfrentar novos desafios, ampliando suas potencialidades e seu posicionamento crítico. Nesse nível, o estudante aprenderá a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento, que permitam a ele expressar e comunicar suas ideias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia.

Diferenciais

Os conteúdos estimulam os alunos a desenvolver o senso de questionamento, investigação e problematização da realidade para a resolução de problemas, despertando as múltiplas inteligências.

Entre os principais diferenciais dessa etapa, estão as aulas específicas de disciplinas como Literatura, Espanhol e Geometria e Ética, Cidadania e Cooperação, a partir do 6º ano. Já do 7º ao 9º Ano os alunos têm aulas específicas de Produção Textual.

Os estudantes também participam, a cada trimestre, da semana de provas, quando são preparados para a  realização de avaliações divididos em salas de aulas com as turmas organizadas previamente pela coordenação pedagógica de cada segmento de ensino.

A semana de provas tem como objetivo preparar desde cedo os estudantes para futuros processos seletivos, como o ENEM e o vestibular, por exemplo.

É no Ensino Fundamental II que também se iniciam períodos de aula além do convencional. Em 2023, do 7º ao 9º ano, o horário das aulas será das 7h30 às 12h35. Já o 6º ano terá, três vezes por semana, aula das 7h30 às 12h35, e, nos demais dias, das 7h30 às 11h50.

Também contamos com a parceria das famílias para dar continuidade à utilização do material didático informatizado da Geekie One, que vem sendo adotado de forma gradativa e que em 2023 contemplará o 6º e o 7º Ano do Ensino Fundamental II.

Principais projetos pedagógicos do Ensino Fundamental II: Iniciação Científica, Jogos Interséries e Saídas de Estudos contemplando os conteúdos abordados em determinadas disciplinas.