Educação Infantil
Maternal, Pré-escola Nível 2 e Nível 3
Coordenação Pedagógica: Denise Caldeira Zschornack
denisecaldeira@colegioconcordia.com.br
Propiciamos, no Colégio Concórdia, às crianças o direito de viver plenamente sua infância, respeitando e considerando suas características, necessidades, interesses e possibilidades e dando condições para que a criança se adapte e se integre socialmente, desenvolvendo e formando uma imagem positiva de si mesma e do meio em que vive. A convivência em grupo é uma das nossas ações permanentes. Preparamos momentos para que as crianças se organizem e sintam-se responsáveis e conscientes, ampliando e enriquecendo suas aprendizagens. Desta forma, oportunizamos o desenvolvimento de valores como amizade, respeito, cooperação, justiça, responsabilidade, amor a si mesmo e ao próximo.
A Educação Infantil fundamenta suas ações pedagógicas na ludicidade, estimulando as diversas linguagens, a imaginação e a curiosidade, entrelaçando o brincar e a forma como as crianças descobrem e interpretam o mundo através das múltiplas linguagens. Os estudantes participam ainda de horas do conto e rodas de conversa com estímulo da expressão oral, desenvolvendo o vocabulário, a sequência lógica da fala e do raciocínio.
Também são oferecidas com professores especializados nas áreas de educação física, língua inglesa, ensino religioso (com foco em valores), música, informática e ciências.
Projetos
Os projetos nascem do desejo das próprias crianças, a partir da escuta atenta dos educadores. Para cada projeto, há intencionalidade e mediação do educador. Esses projetos acontecem a partir das Matrizes Curriculares e Socioemocionais, contemplando os Campos de Experiência.
Também são realizadas saídas de estudos pedagógicas com o objetivo de enriquecer os conteúdos trabalhados em sala de aula, além da participação quinzenal no laboratório de Ciências dentro da proposta de desenvolvimento do pensamento científico.
Maternal
No Maternal I e II as crianças são introduzidas ao universo das interações e brincadeiras, que servem como mediadores essenciais no processo de aprendizagem. Através dessas experiências, elas são incentivadas a desenvolver a curiosidade, a capacidade de investigação e a participação ativa em atividades.
Nessa fase crucial, é fundamental que as crianças tenham espaço para brincar, imaginar, criar e assumir papéis, explorando diversos ambientes e expressando-se através da linguagem corporal. Isso não apenas valida suas ações e conhecimentos, mas também promove um aprendizado mais significativo e enriquecedor, legitimando os saberes e fazeres.
No Maternal I, destinado a crianças de 2 anos, e no Maternal II, para crianças de 3 anos, as turmas são cuidadosamente organizadas para atender às necessidades específicas de cada faixa etária, proporcionando um ambiente seguro e estimulante para o desenvolvimento integral das crianças.
Pré-Escola 2
As práticas pedagógicas das turmas da Pré-escola 2 são focadas no lúdico, com jogos, desafios e brincadeiras que estimulam áreas específicas da faixa etária. As atividades têm como objetivo estimular que os alunos vivenciem, observem e tirem suas próprias conclusões a partir das dinâmicas desenvolvidas. É nesse espaço que a construção da autonomia se dá, a partir de ações cotidianas, em atividades sistematizadas e em todos os seus recursos pedagógicos.
Pré-Escola 3
A Pré-escola Nível III é um grupo estruturado para construir um processo natural de transição para o Ensino Fundamental. É nesta fase que a criança lê o mundo de forma mais real, mais intensa e mais curiosa. Assim, o trabalho pedagógico neste espaço tem como objetivo o preparo para a alfabetização, construindo uma bagagem cognitiva, social, cultural e de cidadania.