Comunicado 16

Porto Alegre 03.11.2021

Prezados pais e responsáveis:

Conforme decreto estadual No 56.171 publicado em 29.10.2021, a partir do dia 08.11.2021 retorna a obrigatoriedade da presença dos alunos no espaço escolar físico em todos os dias letivos.

O Colégio Concórdia já está preparado para receber no prédio todos os alunos que ainda permaneciam em ensino domiciliar, mantendo os protocolos sanitários que são adequados para esta etapa da Pandemia.

As situações consideradas como excepcionais pelo Decreto Estadual serão analisadas caso a caso, e, conforme a documentação médica entregue pelas famílias ao COE-E, na Secretaria do Colégio, poderão ter a continuidade do atendimento para estudos domiciliares.

Na tabela a seguir, detalhamos os procedimentos que mudam e os que permanecem em nosso Plano de Contingência Sanitário conforme o D.E. 56.171:

O que mudaO que permanece
Os pais não têm mais a prerrogativa de optar pelo ensino domiciliar ou presencial. O Estado determinou a obrigatoriedade do ensino presencial como padrão.Permanecem todos os protocolos de distanciamento (1 metro), uso obrigatório de máscaras em todos os espaços, proibição de troca de objetos, ventilação cruzada em todas as salas e higiene repetida de mãos com álcool gel.
Nos casos previstos como exceção, os pais precisam entregar em mãos, na Secretaria do Colégio um atestado médico do estudante que fundamente a necessidade do seu afastamento permanente do espaço físico escolar.Permanece o escalonamento de entradas, saídas e recreios dentro do Colégio.
 Os estudantes portadores de atestados médicos permanentes, continuarão em atividades domiciliares virtuais, inclusive para avaliações e exames, até o cessar do atestado.Permanece a obrigatoriedade dos pais notificarem a existência de sintomas gripais nos estudantes e/ou a existência de contagiantes no grupo domiciliar, com permanência preventiva domiciliar do estudante, até o COE-E Concórdia comunicar os protocolos a seguir.
No dia 08.11.2021 as Plataformas Virtuais serão reorganizadas para que nela permaneçam os alunos que estão entregando os atestados médicos permanentes, ou que vão ingressando em isolamentos preventivos pontuais.Permanece a restrição do ingresso de pais nas dependências escolares, exceto para as providências pontuais em Secretaria e Lojinha.
Em turmas cujo número de estudantes ultrapasse a capacidade da sala de aula dentro das atuais normas de distanciamento, poderá haver rodízio semanal, e nesse caso, a parte domiciliar permanecerá em aula on-line por videoconferência.Permanecem os protocolos de isolamento domiciliar preventivo nos casos de suspeita ou confirmação de casos de contágio COVID.
 Permanece a solicitação para que todos os estudantes de 12 anos ou mais estejam com a vacinação contra COVID em dia.

Atenciosamente, e a disposição para eventuais dúvidas,

Gerardo Sammarco (gerardo@colegioconcordia.com.br)   COE-E CONCÓRDIA.