Comunicado 01.2022 de VOLTA ÀS AULAS

Saudamos as famílias na abertura do ano letivo 2022 desejando que todas as expectativas de aprendizagem, convivência escolar e saúde sejam plenamente satisfeitas para todos. O ano letivo de 2022 começa no dia 14.02.2022 e continua, como é de conhecimento público, sob o impacto de uma Pandemia, atualmente em circunstância especial de aumento de contágios da cepa de coronavírus conhecida como ômicron. Nesse comunicado pretendemos informar sobre os detalhes operacionais que mais interessam aos pais no momento de volta às aulas:

1.- Conforme Decreto do Governo de Rio Grande do Sul ainda em vigor, o regime de ensino para a Educação Básica Regular em início de 2022 é 100% presencial, salvo casos excepcionalíssimos documentados por Atestado Médico com características específicas.

2.- Os Protocolos Sanitários do Colégio Concórdia contra a COVID19 continuam nos mesmos termos em que concluímos em 2021. Se houver novos ajustes determinados por órgão sanitários, os comunicaremos por via de vias oficiais como essa. Lembremos os protocolos sanitários mais importantes:

a) Vacinação. É a maior arma contra as ameaças da Pandemia sobre a saúde dos alunos, professores e técnicos. Solicitamos a todos pais para que mantenham em dia as imunizações das primeiras e segundas doses.

b) Continua obrigatório o uso de máscara em todos os espaços do Colégio, o tempo todo, exceto nos momentos de lanche, quando é permitido retirá-la, aumentando o distanciamento físico dos colegas.

c) Continua o distanciamento de 1 metro entre as classes e nos espaços de convivência escolar.

d) Estão mantidas as rotinas de higienização das mãos com álcool gel, com dispositivo individual ou com aqueles colocados à disposição nos espaços escolares.

e) As salas de aula serão mantidas com janelas e portas abertas com ventilação cruzada.

f) As famílias precisam ficar atentas aos sintomas de saúde de crianças e adolescentes. Quando aparecerem sintomas gripais, os alunos precisam ficar em casa, o COE-E do Colégio precisa ser notificado, aguardando as instruções sobre isolamento e retorno presencial.

g) Todas as questões sanitárias como de suspeitas, confirmações, testes, isolamento e retorno, devem ser comunicadas por e-mail diretamente ao COE-E Concórdia, gerardo@colegioconcordia.com.br.

3.- Horários Provisórios de entradas e saídas. Até o fim de fevereiro, quando terminam as obras no Prédio da rua Maranhão, as entradas e saídas serão provisoriamente pela porta central da Avenida Roosevelt 770.

Obs.: Os horários de entrada e saída das turmas já foram enviados aos responsáveis educacionais por e-mail.

4.- Durante o período de Pandemia não será obrigatório o uso diário do Uniforme Escolar. A substituição de peças do uniforme escolar será autorizada desde que elas tenham comprimento similar ao do Uniforme oficial.

5.- Para o correto aproveitamento dos períodos letivos é fundamental que as famílias providenciem o Material Didático do aluno, combinado no ato de Contrato da Matrícula escolar. O atraso pode significar prejuízo individual e coletivo para o desenvolvimento da aprendizagem.

6.- Até a passagem deste surto novo de ômicrom, permanece restrito o ingresso de Adultos nas dependências escolares, exceto para a resolução de questões administrativas na Secretaria, na Loja de Material Escolar ou na Cantina. As reuniões de pais e responsáveis com a Coordenação do SOP ou de SOE, ou com professores, será feita por via virtual, agendada previamente na Recepção do Colégio.

7.- Nos primeiros dias de aula, haverá dedicação especial para treinar os alunos no uso das plataformas virtuais.

8.- O telefone de apoio para qualquer necessidade continua sendo o 4009-9090.

9.- Durante a segunda semana de aulas começarão a ser divulgados os detalhes das Escolinhas e Extraclasse que funcionarão durante o ano letivo 2022.

Tenham todos um abençoado ano.

Gerardo Sammarco.- Diretor.