Conheça nossos

Projetos Educacionais

Cada Letra uma Surpresa

O projeto Cada Letra uma surpresa tem como objetivo despertar nas crianças o entusiasmo e o encantamento no desenvolvimento do processo de Alfabetização e a preparação para um mundo letrado, de uma forma lúdica e prazerosa.

A proposta do projeto é a apresentação do alfabeto de maneira alternada de acordo com o interesse e a curiosidade do grupo, através dos questionamentos e propostas de trabalho que envolvem o tema gerador vivenciado no contexto. O mais enriquecedor dos desafios é a expectativa das crianças no final do estudo de cada letra onde recebem a surpresa da letra trabalhada.

Escola Inclusiva

O Colégio Concórdia, dentro de sua perspectiva Inclusiva, vem  acolhendo seus alunos independentemente das potencialidades físicas ou cognitivas dentro do ensino regular. Isto pode ser conseguido por meio de um ambiente de aprendizagem escolar que tenha expectativas de crescimento a respeito de todos seus alunos, que seja seguro e acolhedor e que entenda a diferença como um fator positivo. Neste sentido, o  Concórdia tem um compromisso primordial e insubstituível: introduzir o aluno no mundo social, cultural e científico, bem como estabelecer uma parceria com a comunidade escolar.

O trabalho na Sala de Recursos Multifuncional vem com o objetivo de desenvolver nos alunos alvo da Educação Inclusiva as diferentes oportunidades de vivências de situações cotidianas, bem como promover a autonomia, integração e a socialização dentro do espaço escolar, gerando assim propostas de aprendizagens significativas e duradouras.

Feira das Nações

A Feira das Nações do Colégio Concórdia é um projeto multidisciplinar histórico-geográfico-cultural que proporciona a integração da comunidade escolar, alunos, professores e pais. As atividades iniciam no início do ano a partir das pesquisas bibliográficas dos países e culminam em uma Feira composta por estandes, palco com apresentações, focadas no conhecimento e no respeito à diversidade cultural das diferentes nações presentes nos continentes.

O projeto busca estimular no aluno a capacidade de aprender de maneira autônoma, por meio de pesquisa sobre os diferentes aspectos culturais e geográficos das nações, além de estimular a liderança na organização dos grupos e das atividades envolvidas na Feira. Proporciona conhecer e interagir com outras culturas, podendo assim construir o respeito à diversidade, tornando-se um sujeito mais crítico e atuante como cidadão em nossa sociedade cosmopolita.

Os alunos organizam durante o ano exibições artísticas-culturais (declamação de poesias, danças típicas, peças e teatros, adaptações de livros, apresentações musicais) que enriquecem a feira proporcionando à comunidade escolar uma experiência pedagógica interativa que garante aos participantes momentos de aprendizagem e descontração.

Apesar da Feira das Nações ser um projeto recente no colégio Concórdia, já apresenta grande impacto na vida escolar dos educandos. No ano de 2017 foi realizada a 1º Feira “Feira das Nações: América Latina”, com participação dos alunos do ensino fundamental II. No ano seguinte, em 2018, foi realizada a 2º, “Feira das Nações: Mundo Árabe”, com a participação dos alunos do ensino fundamental II e ensino médio. A feira está prevista para acontecer bi anualmente: no ano de 2020 será realizada a 3º Feiras das Nações do Colégio, com temática já proposta: o Continente Africano.

Festa Junina da Cooperação

Durante Maio e Junho de cada ano, o Colégio Concórdia desenvolve o projeto FESTA JUNINA da COOPERAÇÂO, período no qual as turmas de 6º ano de Ensino Fundamental à 3ª série de Ensino Médio se organizam em 12 cooperativas de trabalho.

Através das mini cooperativas, os alunos se reúnem em períodos de aula e no turno inverso para planejar, preparar e executar  a venda de serviços e produtos alimentícios no dia da Festa Junina, que é aberta à Comunidade escolar e acontece no último sábado de junho.

Com a orientação de professores e pais, os estudantes se tornam os principais protagonistas de um empreendimento que tem como objetivo dar conta de decisões tais como: escolha de produto a ser vendido durante a Festa Junina, marketing do produto, distribuição de responsabilidades e tarefas entre os alunos, compras de insumos, logística do ponto de vendas, promoções, apuração de lucros ou prejuízos e destinação dos saldos.

Após a Festa Junina, as cooperativas de alunos fazem um balanço das atividades, resolvem sobre o uso coletivo dos saldos financeiros e  se desativam até o ano seguinte, quando o processo reinicia.

 

Gincana da Integração

Anualmente, no mês de março, o Colégio Concórdia desenvolve o projeto GINCANA da INTEGRAÇÃO, primeiro evento pedagógico do ano letivo, que busca estimular a integração entre as turmas e entre novos e velhos alunos. No período, as turmas de 6º ano de Ensino Fundamental à 3ª série de Ensino Médio se dividem em doze equipes – cada uma é identificada por uma cor, que será também a cor da camiseta.

A Gincana utiliza três dias letivos (quinta à sábado), mas, desde a semana anterior, a Comissão Organizadora começa a lançar as primeiras tarefas, especialmente a de cunho social.

No ano de 2019, o tema escolhido foi “Circo, Integração e Diversidade”. As tarefas colocadas como desafios procuraram estimular as equipes em áreas como cultura geral, arte, representação teatral, esporte, motricidade, informática, matemáticas e cidadania. As tarefas pedagógicas foram colocadas de forma lúdica e para promover as atividades em equipe e tiveram como objetivo promover a integração entre os alunos para fortalecer os laços afetivos e a convivência pacífica durante o ano letivo.

Grupo de Voluntariado

No intuito de desenvolver o espírito solidário e as práticas cidadãs, o Colégio Concórdia mantém ativamente ações e trabalhos voluntários que atendem e favorecem diferentes instituições. Por meio do Grupo Gênesis, formado por alunos e profissionais do colégio, os projetos têm beneficiado creches comunitárias em bairros próximos à escola, famílias e, inclusive, está iniciando um trabalho pedagógico com os imigrantes haitianos e venezuelanos assistidos pelo CIBAI Migrações (Centro ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações).

Iniciação Científica

Projeto de Iniciação Científica desenvolvido em nossa escola busca a aproximação dos estudantes com a universidade. Independentemente da sua futura área de atuação, por meio do método científico o estudante torna-se protagonista na aquisição de novos conhecimentos.

A prática da pesquisa tem como objetivo proporcionar um ambiente em que o aluno tenha a oportunidade de aprender a argumentar, questionar, propor, trabalhar de forma colaborativa, escutar e tomar decisões com fundamentação científica.

A inserção do Projeto de Iniciação Científica na matriz curricular do Colégio Concórdia ocorreu em 2015, com a 1ª Mostra Científica do Colégio Concórdia. É nesse evento que alunos apresentam os resultados de suas pesquisas desenvolvidas ao longo do ano letivo para a comunidade escolar.

Ultrapassando as fronteiras da escola, nossos estudantes podem ter a experiência de participar do Salão UFRGS Jovem, que é uma atividade de cunho científico-tecnológico-cultural que promove a interlocução entre os alunos da Educação Básica e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a comunidade em geral, a partir da exposição das pesquisas já em desenvolvimento no ambiente educacional.

Nesse contexto, os estudantes passam por todas as etapas de construção de um trabalho científico: desde a escolha do tema e do orientador, justificativa, objetivos, revisão bibliográfica, metodologia de pesquisa, produção textual utilizando as normas técnicas, conclusões e, por fim, elaboração do resumo e participação na mostra científica e salão UFRGS jovem.

(Escrito por Alessandra Faedrich – Professora de Química e Coordenadora da Área de Ciências Naturais de Ensino Fundamental II e Ensino Médio).

Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz

O Colégio Concórdia utiliza a Justiça Restaurativa para auxiliar na resolução de conflitos. Essa prática busca desenvolver nos educandos a capacidade de diálogo, empatia e responsabilidade compartilhada. Diferentemente da Justiça Retributiva, que visa apenas medidas punitivas, a Restaurativa trabalha de modo a levar todos os envolvidos a refletir sobre suas atitudes, sentimentos, causas, consequências e formas de reparar tudo o que foi atingido pela situação conflitante.

Além disso, de forma preventiva, é prática rotineira no Colégio Concórdia os Círculos de Construção da Paz, nos quais as turmas desenvolvem a escuta atenta e empática a fim de aprofundar os relacionamentos e a capacidade de perceber no outro seus sentimentos e necessidades oportunizando, assim, espaços de convivência pacíficos e humanitários.

Laboratório de Escuta - Comunicação Não Violenta

O Projeto Laboratório de Escuta usa os princípios da Comunicação Não Violenta (CNV), que por sua vez, está associada à Justiça Restaurativa. A CNV tende a evitar dinâmicas classificatórias, dominatórias e desresponsabilizantes, que rotulem os interlocutores ou terceiros. A dinâmica vale-se de uma abordagem sem o uso do medo, da vergonha, da ironia, da chantagem, da coerção ou das ameaças, buscando criar relacionamentos interpessoais baseados em respeito mútuo, compaixão e cooperação.

Leiturando

Projeto Leiturando foi criado em 1998 pela Professora e Pedagoga Elvira Risse com o intuito de ampliar o vínculo leitor-livro, de intensificar o hábito de ler e promover a expressão de percepções e opiniões sobre as leituras realizadas.

Aprimorado anualmente, o Projeto Leiturando recebeu, ao final de 2014, um lema – Porque ler faz a diferença! – que ressalta a importância da leitura. Além disso, sua repercussão positiva fez com que, em 2016, o projeto fosse adotado integralmente do Maternal ao Ensino Fundamental I, alcançando 348 educandos.

Os materiais que compõem o Projeto Leiturando incentivam a observação de imagens, a leitura reflexiva sobre o texto e suas intenções e despertam a curiosidade e o espírito criativo por meio da expressão oral, corporal, escrita ou ilustrativa. Hoje, o material é formado por uma ecobag e Obra(s) literária(s), adquiridas pelos educandos ou escolhidas dentre as existentes na Biblioteca do Colégio. As atividades do projeto ocorrem semanalmente e devem apresentar um aspecto lúdico e atraente.

A abertura do projeto ocorre no início do ano letivo, com uma Hora do Conto Especial e a entrega do kit do projeto. Em sala de aula, os educandos escolhem o primeiro livro que levarão para ler.

Mostra Artística

O projeto MOSTRA ARTÍSTICA foi idealizado pelo professor Diego Machado e, em 2006, teve sua estreia, com o objetivo de mostrar à comunidade concordiana o desenvolvimento do trabalho realizado nas escolinhas de dança e música durante aquele ano.

Ao longo dos seus 12 anos de trajetória, o projeto ganhou força, maturidade e brilhantismo. Em 2015 ele saiu de dentro das dependências do Concórdia e passou ser apresentado no Teatro CIEE.

O projeto abrange todos os segmentos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e já conta com participações de outras escolinhas (atividades extraclasse). A cada ano, os professores organizadores adaptam uma história para ser contada aos espectadores através de muita música, dança, coreografias e teatro.

Nosso projeto já possui data agendada e acontece sempre no 01 de novembro de cada ano e as apresentações sempre são surpreendentes.

Participam do Projeto os professores: Diego Machado (coordenador),  Ana Cristina (Coral e violão), Jefferson Brandão (Dança e teatro), Ligia Gutierres (Ballet), Julia Garcia (Ginástica Rítmica), Thalita Maciel (Violão) e Kátia Krebs (cenografia).

Miniempresa

O programa MINIEMPRESA é uma parceria do Colégio Concórdia com a Junior Achievement, cujo foco principal é a experiência prática em economia e negócios na organização e na operação de uma empresa. É um programa acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Nele são explicados os fundamentos da economia e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.

O programa acontece geralmente no primeiro semestre letivo (15 encontros), nas terças-feiras à noite, tendo como público alvo os alunos do 2º ano do EM.

Durante o desenvolvimento do programa ME, os alunos podem participar de vários eventos que contribuem para o crescimento educacional e empreendedor, como o programa Conectado Com o Amanhã (JARS- TEATRO CIEE), Rodada de Palestras (PUC), Feira de Miniempresas (Shopping Iguatemi), Empresário Sombra por um dia (Semana Global do Empreendedorismo), Eventos NEXA (núcleo de ex-achievers), Visita à Fábrica da Felicidade (Coca-Cola), entre outros.

Olimpíada de Matemática

A OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA do Colégio Concórdia tem como objetivo minimizar uma dificuldade história dos estudantes no geral no aprendizado da matemática. Durante o evento, que acontece anualmente numa manhã de sábado no Concórdia, os alunos vivenciam atividades dinâmicas e diversificadas tais como o quis matemático, jogos, verdadeiro ou falso, gincana, entre outros. São momentos únicos e sempre muito aguardado pelos alunos. 

Além disso, os estudantes aprendem a conviver e a cooperar uma vez que são divididos em grupos e precisam interagir para desenvolver as atividades propostas ao longo do turno. 

Participam da Olimpíada alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I à 3ª série do Ensino Médio.