Ensino Fundamental II

6º ao 9º ano

Coordenação Pedagógica: Diego Machado

diego@colegioconcordia.com.br

Conceito

O Ensino Fundamental II tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social e ético, tendo em vista uma formação integral.

Objetivos

É objetivo desse segmento a construção de valores e atitudes que possam orientar e intermediar o contato do estudante com o objeto de conhecimento, capacitando-o, do ponto de vista acadêmico, a enfrentar novos desafios, ampliando suas potencialidades e seu posicionamento crítico. Nesse nível, o estudante aprenderá a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento, que permitam a ele expressar e comunicar suas ideias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia.

Diferenciais

Entre os principais diferenciais dessa etapa, as aulas específicas de disciplinas como Literatura, Espanhol e Geometria (a partir do 6º ano), Produção Textual (a partir do 7º ano) e Ética, Cidadania e Cooperação.

Os alunos também participam, a cada trimestre, da semana de provas, quando os estudantes vêm até a escola para a realização de provas divididos em salas de aulas com as turmas desfeitas e reorganizadas. A semana de provas têm como objetivo preparar desde cedo os estudantes para futuros processos seletivos, como o ENEM e o vestibular.

É no EFII que também se iniciam períodos de aula além do convencional: a partir do 6º ano, os estudantes têm um dia por semana com 6º período (até 12h35); o 7º ano tem dois dias semanais com 6º período; o 8º e o 9º ano têm 6º período diariamente.