1º ao 5º ano

Coordenação Pedagógica: Tânia Argimon
argimon@colegioconcordia.com.br

O trabalho desenvolvido no Ensino Fundamental I do Colégio Concórdia contempla as Diretrizes e Bases Curriculares Nacionais, onde a inserção das habilidades e competências estão voltadas para uma formação humana com valores e princípios de cidadania. O desenvolvimento de pessoas capazes de solucionar problemas de forma colaborativa, cooperativa e inclusiva perpassa todo o ciclo de formação.

A formação se dá através da interdisciplinaridade, da interação, da integração e da socialização de saberes. As aulas são elaboradas a fim de desenvolver o autoconhecimento, o conhecimento científico, a autonomia e a liberdade em um meio saudável e respeitoso.

Nesse segmento, a mediação do professor deve permitir ao aluno a formação de estruturas de pensamento que favoreçam o estabelecimento de relações, o convívio social e a compreensão da realidade em que estão inseridos. São propostos desafios e atividades que capacitem os estudantes a adquirirem e desenvolverem os conhecimentos necessários para interagir no mundo que os cercam, onde possam perceber-se como seres integrantes da comunidade e do mundo.

Os conteúdos são apresentados a partir das diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica, musical, artística e corporal, garantindo a produção, expressão e comunicação de ideias e sua interpretação no contexto social. Os estudantes são estimulados a desenvolver o senso de questionamento, investigação e problematização da realidade para a resolução de problemas, despertando as múltiplas inteligências.

O objetivo principal é que, ao longo do EFI, os educandos avancem em direção a uma alfabetização em sentido amplo, a qual supõe não somente a aprendizagem do sistema de escrita, mas também os conhecimentos sobre as práticas, usos e funções da leitura e da escrita.

Toda a ação pedagógica tem o objetivo de favorecer a atuação do aluno frente às situações vivenciadas diariamente, possibilitando o levantamento de hipóteses e questionamentos que o auxiliarão em seu processo de construção de conhecimentos, despertando múltiplas inteligências. Em todas as propostas educativas, os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada, visando uma relação com outros saberes e sua aplicação na realidade. Além das questões de ordem cognitiva, aspectos como a cooperação, a solidariedade, o respeito aos colegas e a todas as pessoas, com suas diferenças e semelhanças, estarão diariamente presentes na sala de aula, sendo a base para todo o trabalho educacional.

Principais projetos pedagógicos: Iniciação Científica, Educação Ambiental, Hora do Conto, Projeto Projeto Leiturando, Saídas de Estudo, Língua Inglesa e Aulas de Informática.