Atividades Extraclasse

Concórdia oferece, por meio de parcerias, diversas Atividades Extraclasse para os estudantes que buscam se aperfeiçoar em alguma área específica e complementar seus horários de estudo. São diversas atividades que estimulam diferentes habilidades corporais, artísticas, de autoconhecimento e de raciocínio lógico. Os horários e valores são atualizados e disponibilizados no início de cada ano letivo.

Trabalhamos com duas modalidades de Atividades: algumas são vinculadas diretamente ao Colégio Concórdia, com matrícula realizada via Secretaria, enquanto a matrícula de outras é feita diretamente com os professores indicados (terceirizados). Todas as aulas acontecem no espaço físico do Concórdia. Confira abaixo mais detalhes sobre cada uma das atividades.

Vinculadas ao Colégio Concórdia

  • Coral
  • Dança
  • Teatro
  • Futsal

O curso de Coral tem como objetivo proporcionar aos alunos o poder da criatividade e da autoexpressão que a música tem a oferecer, favorecer uma interação social positiva para o estudante e colaborar para que participem dos acontecimentos da sociedade de forma mais expressiva e, consequentemente, mais prazerosa. O aperfeiçoamento musical está relacionado com outros processos de cognição, tais como o desenvolvimento da memória, da imaginação e da comunicação verbal, além da corporal. As atividades ocorrem de acordo com a faixa etária.

Prof. Ana Cristina Bizarro Alvares*
cristina@colegioconcordia.com.br

*Cantora e educadora musical, formou-se em música (licenciatura) no IPA, no ano de 2017. É preparadora vocal e professora de música há mais de 10 anos nas escolas de Porto Alegre. Busca, como educadora, promover e valorizar a música brasileira nas escolas, assim como oportunizar e estimular os estudantes no contato com a criação, apreciação e performance. Considera importante a educação musical para que cada indivíduo tenha sua inserção e participação crítica ativa na sociedade.

O curso de Dança tem como objetivo proporcionar aos alunos o contato direto com a arte da dança, através de ritmos e estilos diversificados, aliando o fazer ao pensar a dança de forma integral. As atividades ocorrem de acordo com a faixa etária e a modalidade a ser desenvolvida com cada turma, desde a iniciação à dança de forma lúdica ao trabalho técnico específico de Jazz, Moderno, Dança Contemporânea e Estilo Livre. Hoje, o Grupo de Dança do Colégio Concórdia é reconhecido no cenário da Dança por sua participação em grandes eventos competitivos e mostras de dança em Porto Alegre e no estado. No ano de 2020, as aulas acontecerão nas seguintes categorias:

Prof. Jefferson Ferreira Brandão*
jefferson@colegioconcordia.com.br

*É licenciado em Dança e pós-graduado em Dança pela UFRGS. Atualmente, além de diretor, é coreógrafo da Cia. De Arte Jefferson Brandão. Formado nas metodologias de Ensino do Ballet e Jazz Infantil “Brincadança” e “Jazz for fun”. É um coreógrafo premiado em diversos festivais nacionais, além de ter experiência docente no exterior (Portugal e Espanha).

O curso de Teatro tem como objetivo proporcionar aos alunos o contato com a arte dramática em suas mais diversas manifestações, oportunizando tanto a vivência cênica quanto a interação com o ambiente escolar de forma artística e, dessa forma, contribuindo para a formação integral do aluno. Entre os conteúdos programado estão os Jogos Teatrais, a Improvisação, a Montagem Cênica e a Montagem de Musical.

Prof. Jefferson Ferreira Brandão*
jefferson@colegioconcordia.com.br

*É licenciado em Dança e pós-graduado em Dança pela UFRGS e suas formações em Teatro são: Montagem Cênica, Improvisação e Análise do Movimento, Jogos Teatrais, Interpretação e direção teatral e Preparação Corporal para Atores. Atualmente, além de diretor, é coreógrafo da Cia. De Arte Jefferson Brandão.

O curso de Futsal tem como objetivo proporcionar aos alunos o contato direto com esporte, através dos treinamentos e competições, fazendo com que o estudante desenvolva valores como respeito, cooperação, responsabilidade, entre outros. É dividido em diversas categorias de acordo com a faixa etária, para, dessa forma, as habilidades serem melhor desenvolvidas. Reconhecido regionalmente e internacionalmente, o Futsal do Colégio Concórdia já conquistou 1° lugar em todas as categorias de competições como a Taça Escolar e os Jogos Internacionais Luteranos.

Prof. Vagner de Freitas Lino*
vagner@colegioconcordia.com.br

*É formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela ULBRA, pós-graduado em Futebol e Futsal pela Faculdade SOGIPA e em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas pela Faculdade Pitágoras. Foi eleito Professor revelação na Grande Porto Alegre em 2008 e atua como professor de Educação Física e Futsal no Colégio Concórdia desde fevereiro de 2000.

Terceirizadas

  • Ballet
  • Ginástica Rítmica
  • Judô
  • Patinação
  • Xadrez
  • Inglês

O curso de Ballet tem como objetivo contribuir no desenvolvimento das habilidades motoras, como resistência, agilidade, flexibilidade, equilíbrio e coordenação, além de contribuir para a formação da postura. A dança ensina muito mais que passos, ela prepara o ser humano para a vida. Ensina a importância de possuir disciplina e persistir, estimulando a superação, a sociabilidade e a afetividade através do lúdico. A Escola de Dança Beatriz e Ligia Gutierres oferece aulas de Ballet Clássico no Colégio Concórdia desde 1976. As turmas são divididas, de acordo com a faixa etária e experiência, em iniciante, intermediário e avançado e aceitam estudantes a partir dos 4 anos. A escola possui apresentações em teatro e participa de festivais de dança.

Prof. Ligia Gutierres*
ligiagutierres@gmail.com

*É formada pela PUCRS em Sociologia. Com 6 anos, iniciou o Curso de Ballet Acadêmico, na Escola de Dança João Luiz Rolla, formando-se em 1973. Buscou aperfeiçoamento da Técnica Clássica na Escuela de Dança Tucuman, frequentou a Escola de Bailados Clássicos Tony Seitz Petzhold, estudando o método Vaganova. Participou de diversos cursos intensivos de Ballet Clássico Avançado, Revisão Técnica de Ponta e Giro, Anatomia Aplicada a Dança e Curso de Extensão Universitária em Dança, além de receber certificado do The Royal Academy of Dancing, em 1982. Possui também conhecimento em Jazz e Dança Contemporânea.

O curso de Ginástica Rítmica tem como objetivo favorecer o desenvolvimento das competências pessoais, sociais, cognitivas e afetivas, oportunizando vivências que promovem a sociabilização, a solidariedade e a promoção na qualidade de vida, assumindo, dessa forma, grande importância no processo ensino-aprendizagem. As atividades ocorrem de acordo com a faixa etária e a modalidade a ser desenvolvida com cada turma. É um exercício de infinitas possibilidades de mobilidade dos movimentos corporais, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos específicos: corda, arco, bola, maças e fita.

Prof. Julia Garcia*
juliagarcia.prof@gmail.com

*É formada em Educação Física (licenciatura) pela ULBRA, pós-graduada em Educação Física Escolar pela UGF e, pela Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul, habilitou-se para ser árbitra de copas escolares. Desde 2001 atua na área de ginástica rítmica em colégios e clubes.

O curso de Judô tem como objetivo auxiliar na socialização dos estudantes, pois, apesar de ser uma modalidade individual, prioriza o trabalho em grupo, a amizade e a disciplina. Através do Judô é possível experimentar novos movimentos, melhorando a coordenação motora e possibilitando um melhor domínio corporal. As atividades ocorrem de acordo com a faixa etária e a modalidade a ser desenvolvida com cada turma.

Prof. Guilherme Lehrbach Schmalz*
guischmalz@gmail.com

*É graduando de Educação Física pela UFRGS, faixa marrom de judô, professor de Educação Física na clínica para autistas na CETEPE e professor na Academia Força Extra.

O curso de Patinação tem como objetivo possibilitar ao aluno o desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio, da força muscular, principalmente dos membros inferiores, e do lúdico, que também é desenvolvido na aula através de brincadeiras. A patinação é voltada exclusivamente para a prática de atividade física, lazer e recreação. Os estudantes apresentam-se anualmente no teatro, demonstrando o que aprenderam em suas aulas.

*É profissional do CREF Provisionado. Patinadora durante 20 anos (1980–2000), conquistou diversos títulos nacionais e internacionais. Foi Campeã Brasileira treze vezes, Bi Campeã Sul Americana e a primeira patinadora a ganhar uma medalha em Jogos Pan Americanos – Bronze em Winnipeg/Canadá (1999). Desde 2000 atua como Coordenadora Técnica do Departamento de Patinação Artística da Sociedade Ginástica NH. É responsável por escolinhas, equipes de competição e espetáculos do grupo, tendo em seu currículo de treinadora diversas atletas com títulos Nacionais, Sul Americanos, Pan Americanos e Mundiais.

Prof. Pablo Espindola*
pdme82@gmail.com

*É formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade São Judas Tadeu e possui Pós-Graduação em Acupuntura. Atua como treinador de times e equipes desde 2003. Foi preparador físico de 8 atletas de alto rendimento de patinação, os quais ganharam prêmios como Campeã Brasileira, Campeã Sul-Americana, Segundo Lugar Mundial, entre outros. Já deu aulas de futebol, spinning, pilates, ginástica laboral, educação física e musculação.

O curso de Xadrez tem como objetivo estimular o raciocínio lógico, a concentração, a memória, a capacidade analítica, refinar a tomada de decisões, proporcionar o autoconhecimento e respeito ao adversário e evoluir capacidades de previsão, reação, paciência e planejamento. No Colégio Concórdia, é praticado no laboratório de informática, conectando, dessa forma, tecnologias, softwares, sites especializados e ambiente climatizado e seguro para o estímulo dos jovens no estudo e na prática do Xadrez. São disponibilizados pelo professor kits de peças oficiais para a prática, assim como softwares, vídeos e relógio de Xadrez para diversificar e complementar o aprendizado. As aulas são registradas em fotos e, com uma breve descrição, são enviadas aos pais via Whatsapp e e-mail.

Prof. Marcelo Konrath*
professorxadrez@gmail.com

*É formado, pela Universidade Feevale, nas áreas de Informática, Jornalismo e Letras. Presidente da Federação Gaúcha de Xadrez (2015-2016), Árbitro pela Federação Internacional de Xadrez, Árbitro pela Confederação Brasileira de Xadrez e Editor do Portal Xadrez Gaúcho. Ensina Xadrez para jovens de 5 anos em diante há mais de 10 anos, atuando em 7 escolas semanais.

Os Curso de Inglês da Zeppelin Idiomas, dentro do Concórdia, seguem exatamente o mesmo padrão da Escola Matriz, acrescido das vantagens de tempo e segurança em fazer um Curso de Idiomas dentro das dependências do Colégio. Os cursos são formatados por faixa etária, com o máximo de 10 alunos em cada turma, material didático e carga horária específica, com espelhamento nos Padrões Internacionais de Proficiência em Idiomas (CEFR – Quadro Comum Europeu de Proficiência em Idiomas). A escola utiliza o Método Cambridge, onde o inglês é ensinado na mesma lógica em que se aprende o português: conversando e com simulações práticas. As regras gramaticais e de ortografia são introduzidas de forma natural garantindo fluência do aluno do idioma, em aulas muito mais dinâmicas e com uso de recursos digitais em todas as aulas.

Veja qual a modalidade Certa para seu Filho.
LITTLE KIDS: crianças de 5 – 6 anos (2 encontros de 1h/semana – 66 horas)
KIDS 1: crianças de 7 anos (2 encontros de 1h/semana – 66 horas)
KIDS 2: crianças de 8 e 9 anos (2 encontros de 1h/semana – 66 horas)
PRÉ-TEENS: crianças de 10 e 11 anos (2 encontros de 1h/semana – 66 horas)
TEENS: Maiores de 12 anos (2 encontros de 1h30/semana – 100 horas)
* Aulas de Reforço Escolar (na Sede da Zeppelin)

MATRÍCULAS ABERTAS!

– Para Maiores informações: secretaria@zeppelinidiomas.com.br ou 3276-7700 e 99952-1280 (whats)

Prof. Marcelo Konrath*
professorxadrez@gmail.com

*É formado, pela Universidade Feevale, nas áreas de Informática, Jornalismo e Letras. Presidente da Federação Gaúcha de Xadrez (2015-2016), Árbitro pela Federação Internacional de Xadrez, Árbitro pela Confederação Brasileira de Xadrez e Editor do Portal Xadrez Gaúcho. Ensina Xadrez para jovens de 5 anos em diante há mais de 10 anos, atuando em 7 escolas semanais.