Turma do 8ºA tem aulas temáticas sobre inclusão, respeito, união e empatia

Ao longo do primeiro semestre, a turma do 8ºA, conduzida pela professora conselheira Natália Guazina, promoveu atividades relacionadas à pratica de boa convivência. Os temas abordados foram respeito, união, inclusão e empatia. Os alunos foram divididos em grupos e o desafio foi dar uma aula sobre um dos temas citados. As atividades fazem parte do projeto interdisciplinar “Paz no Concórdia, Paz no Mundo”.

Além de explicações conceituais e exemplos, foram realizadas dinâmicas que fizeram os colegas entenderem e sentirem na pele o que é uma turma unida, empática, respeitosa e inclusiva. Pondo em prática uma dinâmica por semana, tratando sobre um assunto por vez em cada período de Ética e cidadania, os alunos tiveram experiências novas, pensadas e executadas por eles mesmos. Assim, proporcionaram a autonomia tão esperada de um grupo que entende sua função não apenas na escola, mas também no mundo.

Primeiro o grupo de inclusão, após discutir sobre o que é essa palavra tão ouvida, realizou uma dinâmica para que os colegas entendessem a dificuldade de deficientes visuais ao atravessar, neste caso, uma sala cheia de obstáculos, sentindo a dificuldade que o descaso com a inclusão causa. Com a ajuda de auxiliares, puderam perceber também o quanto um gesto pode ser decisivo.

O grupo de empatia realizou uma atividade na qual os colegas deveriam pintar 2 cores para 2 sentimentos, explica-los e, se representassem algo ruim, os colegas deveriam dizer-lhe algo positivo, entendendo sua situação e tentando ajuda-lo.

O grupo da união realizou um exercício bastante desafiador: buscar em meio a vários outros, dois colegas pré determinados, dar-lhe as mãos e, sem soltar a mão de ninguém, voltar ao círculo inicial.

Por fim, o respeito ficou encarregado de fazer com que os colegas falassem sobre o que seria a pessoa perfeita em suas ações, levando todos a perceber que ela não existe, mas que tendo respeito com todos, estamos fazendo nossa parte.