Atual
1902

O Colégio Concórdia de Porto Alegre completou, em setembro de 2018, 116 anos de história e de relevantes serviços prestados à comunidade porto alegrense e gaúcha, atendendo não somente bairros da Zona Norte e Centro da Capital, mas também municípios vizinhos como Canoas, Eldorado do Sul, Guaíba, Cachoeirinha e Gravataí.

Muitos colégios privados surgiram nas primeiras décadas do século XX, mas poucos conseguiram manter-se mais de 100 anos. Nossa história institucional inicia em outubro de 1902, quando o pastor luterano Carl Gustav Mahler, após oferecer atendimento religioso às famílias que residiam no bairro Navegantes, funda uma pequena escola com o nome de “Deutsche Evangelisch-Lutherische Konkordia Schule”. As atividades começam no mesmo ano, com o curso Primário, atendendo dez alunos em um prédio alugado de uma velha fábrica desativada, localizada na Avenida Voluntários da Pátria, esquina com a Avenida Brasil, chamada, na época, de Caminho Novo.

Em 1907, deu-se a mudança para o atual endereço, onde a Comunidade Cristo, mantenedora do Colégio, havia construído sua própria Igreja (na atual Avenida Franklin Roosevelt). Em fins de 1921, a mantenedora do Colégio adquiriu ainda o terreno e o prédio pertencentes ao Seminário Concórdia e, por conta disso, dá à escola o mesmo nome.

Em 10 de junho de 1967, ocorre a inauguração do prédio novo, de quatro andares, situado na Avenida Presidente Roosevelt. Hoje, este ainda constitui o principal prédio do Colégio. No dia 1º de setembro de 2000, a Comunidade Cristo é substituída na manutenção do Colégio pela Cooperativa de Trabalho Educacional de Ensino Básico Ltda. (COOPEEB) uma cooperativa de professores, educadores e técnicos do setor administrativo.

Atualmente, o Colégio Concórdia mantém sua confessional idade luterana e a vocação cooperativa, procurando constituir e fortalecer a aliança entre as três partes da comunidade escolar, por meio do diálogo e do compromisso de construção coletiva.

O perfil pedagógico, estabelecido democraticamente em seu Projeto Político Pedagógico, prevê, para o período 2017-2020, seis eixos prioritários:

  • Qualidade de ensino crescente
  • Consolidação de um clima interno de valorização das relações humanas éticas, colaborativas e pacíficas
  • Posicionamento como comunidade escolar inclusiva
  • Colocação do Colégio na vanguarda dos processos e da educação para a sustentabilidade
  • Entrada plena na educação 3.0, desenvolvendo educandos e professores para o uso dos recursos tecnológicos e a criatividade
  • Posicionamento como instituição a serviço da comunidade
1902
1907
1922
1931
1935
1952
1967
1977
1992
2002
2010
2017