Concórdia promoveu 6ª edição da FLICC

Terminou ontem, 13/11, a 6ª Festa Literária do Colégio Concórdia (FLICC), evento que acontece a cada dois anos no Concórdia. A edição deste ano teve uma programação muito diversa, com atividades que contemplaram de alguma forma todos os segmentos do Concórdia.

A FLICC teve início no último sábado, 09/11, com atividades que envolveram as turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. O grupo assistiu à releitura de dois espetáculos musicais baseados na obra de William Shakeaspere – Romeu e Julieta e A Megera Domada – apresentados pelas turmas do 1º ano do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, aconteceu uma oficina de Quadribol,  ministrada pelo ex-aluno do Concórdia, Christian Kern. Além disso, a equipe de professores da FLICC conduziu um Quiz Literário, que premiou os estudantes e o público presente.

Na segunda-feira, 11/11, a programação iniciou com um bate-papo com parte da equipe de “O Oráculo das Borboletas”, série que teve como espaço de gravação a sede do Colégio Concórdia – as filmagens ocorreram no recesso de 2019. A equipe da série esteve presente em diversas atividades da FLICC, ministrando oficinas de roteiro, documentário e montagem audiovisual. As oficinas foram recebidas pelo Colégio como contrapartida pelo espaço cedido para a gravação da série. Os estudantes tiveram a oportunidade de entender como se dá a produção, a criação de um roteiro e a montagem de um produto audiovisual e, além disso, puderam assistir à parte dos episódios da série, que ainda não foi ao ar.

Outro momento importante da segunda-feira foi a premiação da ilustração escolhida pela equipe da FLICC para estampar o marca-página da 6º edição da Festa Literária. A estudante do 1ºB do EM, Thaissa de Miranda Ribeiro, teve seu desenho escolhido.

Ocorreram ainda, na parte da manhã,  oficinas de criação literária, de escuta da poesia de Alan Poe e de cordel, além um bate papo sobre “a profissão do futuro” e outro sobre a relação entre os super heróis e a física. Na parte da tarde, algumas turmas tiveram prática de yoga, oficina de twister em espanhol e conversa sobre a exposição “Anglicismos”, produzida por estudantes do período da manhã. Já a Educação Infantil participou de um momento de contação de histórias na Biblioteca.

Na manhã da terça-feira, 12/11, ocorreram mais oficinas de literatura, cinema, comunicação, criação literária e produção de biozine, além de uma palestra sobre os Territórios Negros de Porto Alegre. Na parte da tarde, o 3º ano do EM teve uma saída de estudos também com roteiro baseado nos Territórios Negros da capital. Além disso, as turmas do 1º e 2º ano do EM organizaram um Sarau Literário que contou com leitura de poesia, quiz literário e apresentações de música e dança.

Já os 4º e 5º anos tiveram oficinas de criação literária, sobre “O Dia de Los Muertos” no México e também de Espanhol.

Na quarta-feira, 13/11, último dia da FLICC, aconteceram oficinas de canto e música, literatura, cordel, fotografia, roteiro e edição, podcast e meditação. Além disso, a história indígena no Brasil foi abordada em uma palestra. À tarde, o Ensino Fundamental I e a Educação Infantil tiveram um recreio especial.

Confira a galeria de fotos da FLICC: