9º ano finaliza campanha de arrecadação de brinquedos

Nos últimos meses, as turmas do 9º ano do Concórdia organizaram uma campanha de arrecadação de brinquedos que foram destinados ao Instituto Passos, local que acolhe crianças de Porto Alegre. O texto abaixo foi escrito pelas turmas e relata como foi a experiência, desde a organização da campanha até a entrega dos brinquedos. Confira:

Relato de uma Campanha Muito Especial

• A organização

O projeto de arrecadação de brinquedos foi pensado pela professora Ingrid Steigleder a partir de um livro lido pelas duas turmas do 9º ano na disciplina de Língua Inglesa e contou com a parceria da disciplina de Língua Espanhola.

Nosso propósito na campanha era arrecadar 42 brinquedos por turma para doar às crianças do Instituto Passos, de Porto Alegre.

Em sala de aula dividimos os grupos com diferentes funções: campanha, logística, triagem e embalagens. A partir daí, alguns alunos se reuniram para arrumar as caixas, que foram distribuídas pelo colégio, enquanto outros faziam a divulgação nas salas de aula, no Instagram e no Facebook. A campanha foi organizada em português, mas também trazia informações em inglês e espanhol.

De pouco em pouco, o projeto foi tomando forma. A cada dia, arrecadávamos mais brinquedos, e tantas foram as doações que chegamos a nos assustar com a quantidade, mas essa solidariedade só serviu para nos deixar ainda mais motivados. Com a ajuda de todos, nos organizamos para selecionar, lavar, arrumar, pintar, consertar e deixar tudo bonito, limpo e cheiroso para as crianças, porque elas mereciam esse cuidado. Separamos tudo por idade, já que as crianças para quem doaríamos os brinquedos têm de 6 a 14 anos.

Com tudo pronto, começamos a embalar e junto com os saquinhos, além dos brinquedos, deixávamos todo nosso amor e carinho. Tudo feito com muita dedicação.

Como arrecadamos uma quantidade grande de brinquedos, separamos os 84 que precisávamos e o restante foi doado para crianças de outra instituição. E assim, foi possível, alegrarmos o natal de outras crianças.

• A entrega:

Chegou o grande dia, aquele frio na barriga, aquela ansiedade enorme de conhecê-los, já estávamos contando os minutos para o grande encontro…Nos apresentamos  e, quebrado o gelo inicial, e começamos, então, a distribuição dos brinquedos, mas deixamos que eles escolhessem o que mais os agradava… E o retorno que recebemos através dos abraços, dos sorrisos, e dos agradecimentos foi algo inexplicável, tão lindo, tão emocionante.

Depois das doações individuais, entregamos a eles mais alguns brinquedos para ficarem na instituição e, assim, serem utilizados por todos. Entre os brinquedos, havia uma bola. Então, aproveitamos para jogar com eles, que adoraram a visita e pediram que voltássemos em breve.

• A experiência:

A palavra que define isso tudo é GRATIDÃO. Ficamos muito gratos por poder participar dessa experiência tão incrível, pois eles vivem em uma realidade totalmente diferente da nossa, mas que deveríamos todos conhecer. Doar um brinquedo é um gesto tão simples, mas que para eles, temos certeza, foi extremamente significativo, e para nós também, pois nosso propósito de colocar um sorriso no rosto de uma criança foi alcançado naquela tarde.

Queremos aproveitar para agradecer a todos os pais, aos professores e aos alunos que nos ajudaram com essa campanha tão maravilhosa. Sem vocês, não teríamos conseguido alcançar o nosso objetivo: muito obrigado!